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AUDITORIA PREVENTIVA

A auditoria preventiva consiste na revisão detalhada da prestação de contas mensal do condomínio, seja ela elaborada pelo síndico ou por empresa administradora.

O objetivo principal é manter um monitoramento constante das receitas e despesas do condomínio, antecipando-se a situações que possam causar prejuízos à coletividade condominial.

A auditoria preventiva assegura ao síndico que a empresa administradora processa os pagamentos de despesas na forma por ele autorizada e aprovada, bem como subsidia o Conselho Fiscal com informações sistematizadas e claras a fim de que seus membros possam se posicionar com mais confiabilidade ao recomendar a aprovação das contas pela Assembleia Geral.

No relatório mensal de auditoria são descritas de forma detalhada as falhas e desconformidades constatadas, com suas possíveis causas e efeitos, acompanhadas das respectivas recomendações de correção, bem como de eventuais sugestões de melhoria dos processos de trabalho, dos controles internos e dos demonstrativos financeiros e gerencias do condomínio

AUDITORIA INVESTIGATIVA

Trata-se de auditoria destinada a responder questões específicas de prestações de contas de períodos anteriores. Em muitos casos a auditoria decorre da suspeita de desvios e fraudes de ex-síndico ou de empresa administradora e tem por finalidade apurar prejuízos e evidenciar responsabilidades com vistas ao ajuizamento de ação cível de ressarcimento e, se for o caso, até mesmo de ação criminal.

A auditoria inestigativa pode ter o escopo abrangente da auditoria preventiva, quando for necessário proceder à revisão geral e detalhada de prestações de contas de períodos passados, ou pode ser focada em temas pontuais, quando houver indícios de má utilização de recursos relacionados a assuntos específicos, tais como pagamento de despesas fictícias, sobrepreço de contratos de serviços, superfaturamento em despesas com obras e reformas, desvios de receitas e de recursos financeiros das contas bancárias, dentre outros problemas.

O objeto e a abrangência dos trabalhos são definidos pelos responsáveis do condomínio (corpo diretivo, conselho fiscal ou comissão de condôminos) em conjunto com a equipe da Inovart, composta por advogados e contadores, respaldando inclusive o condomínio de uma possível judicialização de tal auditoria.